Cidades Destaque Mato Grosso Política Últimas Notícias

Professor Éverton defende criação da Delegacia do Meio Ambiente, para Proteção da Causa Animal e da Natureza, em Rondonópolis 6h125j

O candidato a vereador, por Rondonópolis, Professor Éverton Neves apresentou uma proposta que promete contribuir com questões ambientais e de proteção animal na cidade. A proposta é a criação da Delegacia do Meio Ambiente, um órgão especializado que visa melhorar a resposta a crimes ambientais e maus-tratos a animais.

De acordo com o Professor Everton, a Delegacia do Meio Ambiente terá como foco a investigação e a atuação em casos relacionados a crimes ambientais e maus-tratos de animais. Entre suas responsabilidades estarão a fiscalização de atividades poluentes, o combate ao tráfico de animais silvestres e a investigação de denúncias de crueldade contra animais. “O objetivo principal é oferecer uma resposta mais ágil e eficaz a essas questões, que têm se tornado cada vez mais urgentes na cidade. Em Cuiabá já existe, a segunda economia do Estado, Rondonópolis, precisa urgentemente desta unidade”, explica.

Com uma equipe dedicada e especializada, a nova delegacia permitirá uma resposta mais rápida e eficiente a incidentes relacionados ao meio ambiente e à causa animal. Isso inclui a redução do tempo de investigação e a melhora na qualidade das ações legais contra infratores. “Sabemos que esse projeto foge da esfera municipal e teremos que articular com o Estado. Já fiz alguns reuniões e contatos e sabemos da viabilidade, inclusive trouxemos a Câmara Setorial Temática (CST) da Causa Animal, da AL/MT, para conhecer o trabalho municipal e reunir com as protetoras animais, em parceria com instituições locais. Se a população de Rondonópolis optar pelo nosso trabalha na Câmara Municipal darei início imediato a esta cobrança”, garante.

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (DEMA) tem apenas a unidade na capital, Cuiabá-MT, atrelada a Diretoria de Atividades Especiais, assim o Professor Éverton Neves explica que o Estado de Mato Grosso deve fazer avançar as especializadas e pelo volume de infrações criar as delegacias especializadas de proteção animal, como ocorre em outros estados, como é o caso Delegacia Eletrônica de Proteção Animal de São Paulo, desde 2016, e a Delegacia Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais (DCRA).

Além da atuação direta em casos de crimes, a delegacia terá um papel importante na educação e conscientização da população sobre práticas ambientais e da proteção animal. Isso pode incluir campanhas de sensibilização e programas educativos voltados para escolas e comunidades. “A delegacia também servirá como um ponto de contato crucial para ONGs, e grupos comunitários que trabalham em prol da proteção ambiental e animal. Essa colaboração pode fortalecer as iniciativas existentes e criar novas oportunidades para projetos conjuntos”, completa.

Deixe um comentário Cancelar resposta 4n1c27

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 1 =